Deslocamento de Pacientes para o Tratamento do Câncer Colorretal
Este painel foi desenvolvido para demonstrar o impacto do deslocamento no acesso ao tratamento oncológico. Com foco no câncer colorretal — uma das condições mais prevalentes no país —, o painel traz três abas que oferecem uma visão detalhada sobre as distâncias percorridas pelos pacientes.
É possível analisar tanto a distância média dos deslocamentos, quanto os fluxos entre municípios e unidades federativas, enriquecendo a compreensão sobre os desafios de acesso enfrentados por diferentes perfis populacionais.O tratamento do câncer no Brasil segue um modelo concentrado em centros especializados, como previsto na política de atenção oncológica do SUS.
Embora esse modelo busque garantir qualidade e especialização no cuidado, ele também impõe um desafio importante: o impacto do deslocamento para os pacientes, especialmente os que vivem em regiões com menor oferta de serviços de alta complexidade. Em muitos casos, especialmente em cidades menores ou no interior, pacientes percorrem longas distâncias em busca do tratamento adequado.